Jornal da UEM

O site está em processo de atualização. Alguns links não estão funcionando corretamente.

ISSN: 2238-5010 - Jornal da UEM nº 115 - Maio/2014

denizli evden eve nakliyatbursa evden eve nakliyatburdur evden eve nakliyatbolu evden eve nakliyatbitlis evden eve nakliyat
Estou em: Home Jornais Jornal 72 - Novembro / Dezembro de 2007 Hemocentro Regional de Maringá
Hemocentro Regional de Maringá Imprimir E-mail
Jornal 72 - Novembro / Dezembro de 2007

Em outubro de 1992, o Hemocentro Regional de Maringá, vinculado ao Hospital Universitário, fazia sua primeira coleta de sangue. Hoje, passados 15 anos, o Hemocentro, que atua na área de hematologia e hemoterapia, faz coleta em 30 municípios, além de produzir e distribuir hemocomponentes do sangue, como hemácias, plasma e plaquetas, a 24 hospitais da região.

Nesses 15 anos foram cerca de 83 mil bolsas de sangue coletadas, mais de 114 mil doadores cadastrados, aproximadamente  2 milhões de exames sorológicos e hematológicos realizados, 23 mil pacientes atendidos no ambulatório, 16 mil cadastros de medula óssea e 950 coletas externas.

A coleta, em campanhas externas e na sede, na Avenida Mandacaru, ao lado do HU, foi incrementada a partir de 2001, com a aquisição, por meio de comodato, com a empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção, de um ônibus adaptado para realizar trabalho volante. Foi em 2001, também, que o Hemocentro assumiu o cadastramento de doadores de medula óssea em Maringá.

Hoje, o Hemocentro conta com 64 funcionários, entre os quais, assistentes sociais que atuam no serviço de captação de doadores de sangue e realizam na comunidade esclarecimentos e sensibilização sobre a importância das doações.

Em todo o sangue coletado são realizados exames de tipagem sanguínea e  sorológicos que detectam a  presença de HIV/AIDS, sífilis, hepatites, chagas e outras doenças que inviabilizam  sua utilização, além de exames para evitar a formação de anticorpos no receptor.

Doadores com exames alterados são atendidos no ambulatório e, quando necessário, encaminhados para tratamento pelo SUS.

O Hemocentro também coordena e desenvolve ações referentes à política de sangue na região de Maringá. Por atuar como centro de referência e de excelência promove e garante atendimento de qualidade à população, além de incentivar o ensino, a pesquisa e a extensão.  

Serviço: Hemocentro- Av. Mandacaru, 1.600. Fone: (44) 2101-9400.  Coleta: segunda a sexta, das 7 às 18h30, e aos sábados das 7 às 12h30.

 

Online

Nós temos 14 visitantes online

Estou em: Home Jornais Jornal 72 - Novembro / Dezembro de 2007 Hemocentro Regional de Maringá