ISSN: 2238-5010 - Jornal da UEM nº 116 - Julho/2014

Estou em: Home Edições de 2011 Jornal 100 - Agosto/2011 Projeto das Hortas Comunitárias tem parceria da UEM
Projeto das Hortas Comunitárias tem parceria da UEM Imprimir E-mail
Jornal 100 - Agosto/2011

Ajudar no convívio, na produção de renda extra e na alimentação da população. Esse é o objetivo deste projeto, que vem mobilizando centenas de pessoas em Maringá e na região metropolitana

Por Ana Paula Machado Velho

O prefeito Silvio Barros inaugurou em agosto (17), a 18ª Horta Comunitária de Maringá, programa que está se expandido pelos bairros e, até o final do ano, outras cinco unidades serão entregues, incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi. E esta iniciativa tem a parceria do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da UEM.
Desta vez, o trabalho conjunto beneficiou a comunidade do Conjunto Ney Braga. São responsáveis pela nova horta 33 famílias, entre elas a do aposentado Antônio Miguel da Silva, 84 anos, que cuida de sete canteiros produzindo rúcula, alface, cebola e almeirão.
Segundo o coordenador do Ceraup na UEM, professor da UEM, Ednaldo Michellon, o Ceraup é fruto de um convênio, assinado em dezembro de 2008. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassou R$ 513.180,35 para a implantação da unidade, que está sediada dentro do câmpus. A unidade é coordenada pelo professor e engenheiro agrônomo da UEM, Ednaldo Michellon, e conta com o trabalho de engenheiros agrônomos contratados, psicólogo, assistente social, um acadêmico da Zootecnia além de 10 estagiários do curso de Agronomia e bolsistas de nutrição.
Horta comunitária, do Borba Gato Michellon destaca que alguns dos benefícios desta parceria são o de fornecer uma alimentação saudável e gerar renda para a população em situação de vulnerabilidade, e pelo lado acadêmico, estimular o treinamento de bolsistas em políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura Urbana e Periurbana.
Escolas – O projeto das hortas comunitárias tem o objetivo de envolver também as crianças, então a prefeitura de Sarandi, procurou parceiros e levou estas hortas para as escolas, fazendo com que as crianças entendam o benefício de uma alimentação saudável desde o cultivo. E quando professores e alunos se envolvem no cuidado da horta de sua escola a convivência melhora assim como outros fatores, como a prática de Bullying . As sementes e insumos para plantio nas hortas estão sendo fornecidas pela Prefeitura, sob a responsabilidade de Carlos klichowski e as mudas de plantas estão sendo cedidas pela Eletrosul, por meio de seu programa próprio de hortas comunitárias. As primeiras hortas foram implantadas no colégio Olavo Bilac, Creche menino Jesus, CAPS, clube do vovô, jardim Aliança e jardim nova Aliança.
Segundo Ednaldo Michellon, a UEM também tem dado assistência técnica a hortas comunitárias de Paiçandu. O professor explica que as hortas não são apenas atividades produtivas, mas funcionam como recursos terapêuticos, promovem bem-estar dos que trabalham nelas e renda extra, além de oferecerem alimentos com segurança nutricional, já que seguem padrão de qualidade e higiene, livre de agrotóxicos.
O aposentado Antônio Miguel da Silva, recém beneficiado com o programa, disse que acompanhou a implantação da horta desde o início da preparação do terreno, feita pela Secretaria de Serviços Públicos. “É uma alegria ver tudo plantado e pronto para colher. Venho aqui de manhã e à tarde e junto com minha esposa vamos consumir, doar e vender nossas hortaliças. Isso aqui é uma terapia para mim, estou muito feliz”, disse animado o aposentado.
O Ceraup também realiza acompanhamento no Centro Maringaense de Saúde Mental, localizado no bairro Borba Gato, onde há um espaço para dedicação de agricultura urbana, destinado aos pacientes do CAPS ad – Centro de Apoio Psicossocial para Álcool e outras drogas, cujo objetivo das atividades é a inserção produtiva dos atores envolvidos.
O site do Ceraup é o www.dag.uem.br/ceraup.